Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas de um gajo sem interesse!!


02
Jan11

Ano novo!

por CesarLopes21

Evidentemente que não embarco nessa de assumir resoluções e planos para o ano novo. Muito menos fazer uma retrospectiva ao ano velho. Isto porque o ano velho é igualzinho aos outros anos velhos, e os anos novos tornar-se-ão iguaizinhos aos anos velhos.

 

Nós não podemos fazer projectos para o ano que vem só porque é porreiro, porque nos dá um novo alento e depois chegado o ano novo está tudo na mesma, não muda nada nem ninguém. E aí está o cerne da questão: Por mais que a gente queira que o ano 2011 seja melhor que o 2010, não depende só de nós, depende de terceiros, e alguns factores socioeconómicos, políticos e meteorológicos. Ou seja, para quê estar a dizer que “é este ano que eu emagreço” se nem somos nós quem cozinha as nossas refeições, se fazer dieta é coisa de gajas e se ir para um ginásio fica caro e fazer desporto ao ar livre faz de nós uns camelos.

 

Também não podemos pensar no ano que passou como algo que nos tenha corrido absolutamente mal. Até porque no ano transacto também devem ter acontecido coisas boas. Mas temos a mania de pensar só nas merdas más e ficar deprimidos com o que nos vem á memória.

 

Do meu ano de 2010, nem poderei dizer que foi mau, nem que foi bom. Aconteceram umas coisas más, com as quais aprendi a lidar, mas também aconteceram coisas boas que me fizeram encarar o ano de 2011 de uma forma algo diferente.

 

Assim as resoluções para o ano novo são e serão feitas durante o dia-a-dia, conforme as adversidades, contratempos ou dificuldades que me forem aparecendo e que terei de encarar. Até porque não vai depender só de mim, e tudo que depende de terceiros, normalmente das pessoas que nos rodeiam, normalmente é imprevisível. Não as controlamos.

 

Obviamente que nem tudo será imprevisível, tal como as minhas contas e a minha forma de actuar perante a atitude de outros. Quanto às contas terei o máximo de cuidado nos meus gastos. Gastar o menos possível e apenas no que é essencial. Controlo absoluto.

 

Quanto à atitude que irei tomar perante o modo de agir dos meus amigos, conhecidos e familiares, já aqui o tinha dito. Quem não está do meu lado, está contra mim. Em todas as decisões que tomar, as pessoas que me rodeiam têm de perceber que o que decido é o que é melhor para mim. E se não estiverem do meu lado, estarão contra o que decidi no que respeita aos meus superiores interesses e necessidades para uma vida melhor. Mas isto não quer dizer que não os vou ouvir.

 

Este novo ano não pode ser diferente só porque é cómodo dizê-lo sempre que se muda de ano. Este ano novo terá de ser diferente se conseguir bloquear todos aqueles que em 2010 me deitaram a baixo, me pisaram e mal me apoiaram, mas que mesmo assim eu não lhes virei sequer as costas.

 

A mudança parte daí e uma coisa é certa, desde o último dia de 2010, e já no primeiro de 2011, senti que algo em mim estava diferente, na minha atitude, na minha forma de ver e até pensar. Tudo porque me apercebi que muitas coisas que eu fazia, não só me magoavam, como colocaram aqueles que mais gosto desiludidos comigo.

 

Nesta passagem de ano aprendi que não vale a pena um sacrifício por nada desta vida, se esse sacrifício não for valorizado. Se pelo que estamos a lutar já não faz sentido o sangue derramado quando a guerra acabar. E por tudo isso pode ter passado muito tempo até percebermos que afinal estávamos errados. E o tempo não volta atrás.

 

Por isso não faço retrospectivas ao ano 2010. Não adianta de nada dizer que nos primeiros meses andei que nem sabia de que terra era. Que não tive um pouco de apoio de quem mais precisava, mas por outro lado ele apareceu donde menos esperava. E isso para 2011 não me vai fazer feliz nem infeliz. Apenas me serve como demonstração e exemplos de erros que não posso cometer neste ano novo.

 

Desta forma só desejo á malta que me lê que não foi falta de vontade desejar-vos um bom ano. Apenas queria fazê-lo de uma forma mais explícita. Comecem a acreditar que ano novo é só até ao final desta semana. Depois estamos fodidos porque já novamente ano velho!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog